APERTO DE MÃO ESCOTEIRO

O Aperto de Mão Escoteiro é feito usando à mão esquerda e com os dedos mínimos entrelaçados. Sua origem vem de tribos indígenas da África. Em 1895 quando B.P. derrotou a Tribo Ashantis, na África, se encontraram para uma celebração de paz, estendeu a mão direita ao Chefe da Tribo, como de costume na Europa. Mas para a surpresa de Baden-Powell, Prepeh, o líder da tribo, lhe estendeu a mão esquerda e disse:Senhor, em minha terra os guerreiros mais bravos cumprimentam-se com a mão esquerda,largando para isto o escudo.
Baden-Powell ficou fascinado, e por isso pediu para que o chefe lhe explica-se de onde esse tipo de aperto de mão tinha surgido. Então o Chefe Prepeh explica:
Há poucos anos atrás, quando estávamos em guerra com as tribos da região, não conseguíamos distinguir aliados de inimigos, então para facilitar criamos o seguinte código: quando encontrarmos um de nossos aliados para cumprimentá-lo tiramos nosso escudo, mostrando que não o tememos, e cumprimentamos. (Prepeh 1895).


Então a partir desse acontecimento B.P. passou a usar esse cumprimento no Escotismo, mostrando que todos os escoteiros são aliados. Hoje esse cumprimento é tradicional e usado em todos os países que sediam o Escotismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário